Todos Rotas: 9

Nas primeiras décadas do século XX iniciou-se a história dos agrupamentos musicais criados pelos santomenses. Nos anos em que germinava a consciência nacionalista da elite santomense e em que a…
Ver Rota

Gênero musical acompanhado pela dança, um dos mais recentes a surgir nas ilhas de São Tomé e Príncipe. Definiu-se, com este nome e forma musical, entre a segunda metade dos anos 1970 e inícios dos…
Ver Rota

O danço congo é uma dança dramática representada em São Tomé e Príncipe. A altura do seu surgimento é desconhecida, assim como a sua origem. É provável que, ao contrário de várias outras manifestações…
Ver Rota

Os terraços, espaços de convívio existentes em várias partes das ilhas, começaram a surgir nos anos 1960, na mesma altura em que os agrupamentos acústicos deixavam, gradualmente, de existir, e as…
Ver Rota

Manifestação musical popular entre os ilhéus até aos anos 1970. O nome refere-se tanto à complexa manifestação em geral, como ao género musical que a acompanha, à dança executada durante a performance…
Ver Rota

Os primeiros grupos deste género começaram a aparecer em São Tomé e Príncipe nos finais dos anos 1950 e inícios dos anos 1960. Dos agrupamentos acústicos, que os antecederam, distinguiam-se,…
Ver Rota

Género musical acompanhado pela dança que surgiu em São Tomé e Príncipe entre os trabalhadores contratados provindos de Angola. A particularidade desta manifestação musical tem a ver com o facto de…
Ver Rota

O Carnaval tradicional dos ilhéus, chamado tlundu, sempre teve bastante expressividade em São Tomé e Príncipe. Os grupos eram compostos somente por elementos do sexo masculino, que vestiam roupas…
Ver Rota

As bandas filarmónicas e militares começaram a surgir em São Tomé e Príncipe no século XIX, durante o período chamado de recolonização, aquando o regresso dos portugueses às ilhas e a fase da…
Ver Rota